5 de março de 2014

Por que oramos? - Lana Francis

Boa tarde pessoal! A paz de Cristo, nosso Senhor, seja com cada um de vocês. Depois de algum tempo, venho aqui postar algo que estou lendo em um livro (A oração muda as coisas? - R. C. Sproul), e  que achei interessantíssimo para repassar a vocês. Portanto, deixo claro que tudo o que eu disser neste post não vem exclusivamente de mim, mas tem por base o livro citado. Amém?




Tudo começa com uma questão: ''A oração muda alguma coisa?'' Se Deus, como sabemos e cremos, é Soberano sobre todas as coisas, conhece nossas necessidades e, ainda que as palavras não chegaram às nossas línguas, Ele já as conhece todas (Salmos 139:4), qual a necessidade da oração? Se nós sabemos que Deus é imutável, por que oramos? Se Deus sabe tudo o que iremos pedir, por que é necessário que oremos?

Vamos supor que a pergunta seja diferente, para que possamos entender melhor: ''A oração muda a mente de Deus?'' Definitivamente, não. Deus é verdadeiramente imutável. Diz a Bíblia que em Deus não há nem mesmo sombra de variação (Tiago 1:17). Você pode até me questionar: Mas a Bíblia não afirma que Deus se arrepende? Sim, isso é verdade; porém, nós sabemos que Deus é Espírito, e que os sentimentos atribuídos a Deus descritos em sua Palavra são para que nós possamos entender, segundo a nossa limitação. Os teólogos chamam isso de ''antropopatia'', que nada mais é do que a atribuição de sentimentos humanos a Deus, e observando que Deus é Espírito e não possui sentimentos como os nossos, essa é uma forma de nos fazer aproximar do entendimento sobre os sentimentos de Deus. Quando a Bíblia fala que Deus se arrependeu, não quer dizer que é como o nosso arrependimento, cujo qual sentimos quando reconhecemos a nossa necessidade de um Salvador. Deus é Santo; a palavra hebraica ''nacham'', traduzida como ''arrepender'', significa ''confortado'' no caso de Deus. Significa que Deus, quando havia prometido uma maldição ao povo, por exemplo, se sentiu confortado ao ver que o povo havia se arrependido de seus pecados e, sendo assim, revogou Sua sentença.

A mente de Deus não muda. O que muda são as coisas, segundo a vontade soberana do Senhor. Deus utiliza de meios para mudar algumas coisas, e um desses meios é a oração dos santos. Então, se a pergunta é: ''A oração muda as coisas?'', a resposta seria: sim. Porém, a nossa oração não deve ser ''unidimensional'', tendo por base apenas o pedir e o interceder; a oração é ''multidimensional'', que não se trata apenas dessas duas coisas, mas também de adorar a Deus e louvá-Lo. Não devemos orar apenas com o interesse de que algo mude, porque nem todas as vezes algo irá mudar. Cristo orou no Getsêmani para que aquele cálice fosse afastado d'Ele, mas orou também pra que fosse feita a vontade do Pai, e assim se sucedeu. As coisas mudam conforme a vontade de Deus, e não a nossa. Devemos ter em nossos corações que, ainda que Deus conheça as nossas necessidades, nós devemos expôr a Ele todas elas, como forma de criar intimidade e comunhão com o Criador e Sustentador de nossas vidas. Isso é uma dádiva; a oração é o segredo da santidade. É por isso que devemos orar; é a chave para que possamos nos afastar do pecado, tornar o pecado menos atraente aos nossos olhos. A oração nos aproxima de Deus, nos torna íntimos e O glorifica. Nós com certeza colheremos benefícios da oração, mas em primeiro lugar, serve para glorificar a Deus.

Para terminar, deixo uma frase retirada do livro: ''Alguém pode orar e não ser um cristão, mas alguém não pode ser um cristão e não orar.'' Se não temos comunhão com Deus, nós não pertencemos a Ele. Se deixamos de orar, O estamos desobedecendo, porque é uma ordem d'Ele. Busquemos crescer em oração, tendo em mente que o Senhor conhece todas as nossas necessidades, mas ainda assim se agrada quando, como filhos, expomos nossos corações a Ele. Amém? Fiquem com Deus e até a próxima pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário